sábado, 29 de março de 2014

Bolo de wheyprotein e biomassa (sem lactose e glúten)

Primeiro vou fazer um resumo do que é a BIOMASSA de banana verde...


A banana verde é considerada um alimento funcional, pois, quando cozida ainda verde, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, pois não é digerido e absorvido no intestino delgado, sendo fermentado somente no intestino grosso, onde favorece a proliferação de bactérias benéficas para o nosso intestino (ação simbiótica), além de manter a integridade da mucosa intestinal responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira
da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros de diarreia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.
Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo, pois é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas. Com isso, a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis no sangue controlados, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes.
A banana verde auxilia ainda na prevenção do acúmulo de gordura corporal, uma vez que permite menor ingestão de alimentos devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente. Há ainda estudos que indicam o consumo de amido resistente para redução do colesterol sanguíneo (dislipidemias), pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Assim, a banana verde pode ter importante função preventiva no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Também de acordo com estudos, cozinhar a banana na pressão, com casca, em água e com refrigeração posterior, ajuda a preservar a quantidade de amido resistente deste alimento, fato este atribuído principalmente pela permanência da casca no momento da cocção. Já a farinha de banana verde, produto este obtido a partir da biomassa do fruto, mostrou-se fonte alimentar de alguns minerais importantes para a manutenção de uma boa saúde, como cálcio, ferro, magnésio, zinco, fósforo e vitamina C, quantidades razoáveis de vitamina A, B1 e B2 e traços de cobre, manganês e sódio.
Além de todos os benefícios apontados, a biomassa de banana verde tem sido mencionada em pesquisas como uma grande alternativa para os portadores de doença celíaca (intolerantes ao glúten) no preparo de receitas, utilizando a farinha de banana verde pura ou associada com outras farinhas livres de glúten, em substituição à farinha de trigo. Em todas as amostras, tiveram ótima aceitabilidade entre portadores de doença celíaca e não portadores, em comparação com massas convencionais. Além disso, a massa preparada com banana verde obteve uma redução de mais de 98% dos teores de gorduras, em relação às convencionais. Os autores destacam a importância do desenvolvimento de produtos à base de banana verde pura ou associada como fator de maior disponibilidade aos celíacos, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas.

Ok,agora vamos p/ receita:
  • 4 colheres de sopa de BIOMASSA de banana verde
  • 1/2 xícara de farinha de arroz
  • 1/2 xícara de fubá
  • 5 ovos inteiros
  • 1 scoob de whey protein sabor chocolate
  • 3 colheres de sopa da farinha de linhaça
  • 3 colheres de sopa de óleo de canola
  • 1 colher de sopa de achocolatado 50% cacau Dois Frades da Nestle
  • 3 colheres de sopa de leite de côco light
  • 1 colher e meia de sopa de adoçante culinário a base de sucralose com Stévia para Forno e fogão (esse é sem sódio)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó


Bata todos os ingredientes na batedeira ( menos o fermento ) na velocidade 4 por 3 minutos,até que fique tudo beeem misturado.
Ainda misturando acrescente o fermento e bata por mais 3 minutos até que todo o fermento tenha se encorpado na massa. Esse bolo por não levar leite ele fica bem espesso.

 Unte uma forma pequena com manteiga sem sal e sem lactose ( uso Becel azul ) com farinha de linhaça e leve ao forno pré aquecido 190º por 30 minutos.



                                                         Polvilhe com canela se desejar.


Caso queira uma calda os ingredientes são:


  • 70ml de leite de côco light
  • 2 colheres de sopa de achocolatado 50% cacau DOIS FRADES da Nestle
  • 1 colher de chá de adoçante culinário a base de sucralose e Stévia para Forno e Fogão
  • 20 gotas de essência de chocolate


Mexa tudo em fogo baixo até levantar fervura e em seguida jogue imediatamente sobre o bolo ( faça furos antes de jogar a calda) polvilhe com côco ralado sem açúcar ( usei 5 gramas rs )



O açúcar usado e a manteiga sem lactose são :
    
O interessante desse açúcar light é que ele não tem sódio e no verso tem uma tabela de substituição para o açúcar tradicional,por exemplo.. a cada 1/2 xícara de açúcar comum usa-se 1 colher de sopa e meia do açúcar light, e ele não altera o sabor e pode ser usado no forno e fogão.
1 colher de café contém somente 4 calorias e 1 de carboidrato... sem sódio,sem proteína,sem gordura.

Receita da BIOMASSA:
  • 3 bananas verdes com talo


Em uma panela de pressão coloque água até a metade, deixe ferver.
Enquanto isso lave as bananas com casca e talo com água e sabão,quando a água da panela começar a ferver,acrescente as bananas ( só jogue quando a água começar a ferver,p/ ter o choque térmico ) imediatamente coloque a tampa na panela de pressão e quando começar a dar a pressão abaixe o fogo e conte 10 minutos.
Depois de 10 minutos desligue o fogo e deie a panela perder a pressão sozinha.
Retire as bananas ainda quentes com ajuda de um pegador e tire a casca devagar com ajuda de faca, coloque só a parte de dentro da banana em um processador ou liquidificador e bata até virar uma massa bem espessa.
Se não usar tudo de imediato,guarde no congelador em um pote de plástico.Pode ser guardado durante 3 meses até,no congelador,quando for usar novamente,com a polpa congelada,deixe descongelar em temperatura ambiente,ou se estiver com pressa,descongele a vapor, leve em uma panela de teflon ( de alumínio tira os nutrientes da massa) com um pouco de água e mecha até ferver,leve imediatamente para o processador ou liquidificador e bata para a massa ficar uniforme novamente,caso queira ainda mais espessa.. leva novamente para a panela e mecha mais um pouco. Feito isso,só usar novamente e guardar o restante no congelador.


A casca da banana eu não joguei fora,mas tem pessoas que fazem uma biomassa com a casca,logo mais posto a outra sugestão.
No caso eu fiz tipo uma farinha ,cortei a casca com 1 cm de diâmetro e coloquei no tabuleiro e levei ao forno baixo 180º por 30 minutos, e em seguida triturei no liquidificador no modo pulsar várias vezes.






Parece queimada,mas no gosto não ficou,eu provei um pouco e tem um gosto beem forte de banana mesmo, a casca é aonde fica as fibras então por isso ficou bem forte,ainda não sei aonde usar a farinha,mas o aconselhável é guardar em um pote de plástico com tampa por não muito tempo.

Caso queira fazer uma BIOMASSA com a casca da banana verde para aproveitar:
Biomassa de fibra (casca): A biomassa de fibras deverá ser feita depois do término do preparo da biomassa de polpa, utilizando a casca de banana verde que está de molho na solução de água com limão, da seguinte forma:
  •     Prepare uma solução de água com limão; 
  •    Coloque uma xícara (de café) da solução no liquidificador e tampe;
  •  Ligue o liquidificador e, pela tampa menor, vá colocando colheradas de cascas escorridas, aos poucos, até que fique uma pasta.


  A Biomassa de Fibra pode ser utilizada em: Patês variados, hambúrguer, almôndega, carne de banana, pães, biscoitos integrais, molhos diversos, etc.
Importante: Evite que a banana verde cozida e as biomassas entrem em contato com o alumínio ou ferro, pois oxidam e escurecem. Prefira panelas de aço inox, teflon, pedra ou recipientes de vidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário